Após mais de um ano de construção e 8 meses de operação experimental, no dia 2 de julho de 2018, foi inaugurada oficialmente a Everbright Fisheries, localizada na costa atlântica da província de Benguela. A Ministra das Pescas e Oceanos da República de Angola, Victoria de Barros Netu, e o Governador da Província de Benguela, Rui Falc ã o, participaram na cerimónia de inauguração e revelaram a placa e cortou a fita para a Everbright Fisheries Company. Cerca de 200 representantes de empresas chinesas, funcionários locais e convidados, incluindo Shen Chongqing e Chen Cunhui, responsáveis da Everbright Fisheries, participaram do evento de abertura.
A Ministra das Pescas e Oceanos de Angola, Victoria de Barros Netu, e o Governador da Província de Benguela, Rui Falc ã o, chegaram ao Everbright Fisheries
A Ministra das Pescas de Angola, Victoria de Barros Netu (direita), e o Governador da Província de Benguela, Rui Falcon (esquerda), revelaram conjuntamente a cerimónia de abertura da Everbright Fisheries
Cerimônia de corte da fita
O Ministro das Pescas, Drobas, afirmou no seu discurso que a abertura da Everbright Fisheries é um momento importante para o desenvolvimento da pesca angolana e contribui para a modernização da indústria de transformação de peixe angolana. Os modernos equipamentos de processamento de pesca e refrigeração fornecem uma garantia para o processamento e produção de produtos de peixe de alta qualidade, ao mesmo tempo que trazem consideráveis oportunidades de emprego para os trabalhadores, incluindo jovens e mulheres em Angola.
A Ministra das Pescas e Oceanos de Angola, Vittoria de Barros Netu, afirmou no seu discurso que a abertura oficial da Everbright Fisheries é um momento importante para o desenvolvimento da pesca angolana.
O governador de Benguela Falkang elogiou o papel promotor da Everbright Fisheries no desenvolvimento econômico local em seu discurso
O Governador da Província de Benguela, Falcon, afirmou que a abertura de três empresas de pesca, incluindo Everbright Fisheries e Fuhai Atlantic, não só traz mais de 800 oportunidades de emprego para a área local, como também promove o desenvolvimento económico local e o desenvolvimento económico diversificado em Angola.
Visitar a área de produção
O representante da Everbright Fisheries apresentou a situação do projeto durante o discurso da cerimônia de abertura. A pesca de Guangda é uma empresa de pesca que integra pesca offshore, processamento onshore, processamento externo e vendas.O investimento da primeira fase atingiu 50 milhões de dólares americanos, com uma área de construção de quase 50000 metros quadrados, incluindo dormitórios de funcionários Zhong'an, cantinas, salas de geradores, linhas de montagem de classificação, oficinas de congelamento rápido, armazéns refrigerados e instalações de armazenamento. Actualmente, a Everbright Fisheries emprega directamente 500 funcionários angolanos locais e mais de 100 funcionários chineses. Como empresa local em Angola, a Everbright Fisheries espera melhorar o nível técnico dos funcionários locais, transmitindo-lhes competências de pesca, e finalmente alcançar o objectivo de operar em Angola por mais de 30 anos mesmo sem funcionários estrangeiros.
Oficina de triagem
Atualmente, a capacidade de congelamento rápido da empresa é de 180 toneladas / 12 horas, e a capacidade de refrigeração é de 5000 toneladas. A Everbright Fisheries Company não só processa e congela a carga de peixe de seu próprio navio, mas também fornece serviços externos de processamento e congelamento, que podem fornecer 3000 postos de trabalho indiretos para o emprego local.
É relatado que a proibição de pesca de três meses sobre redes de arrasto terminou em 1º de julho, e mais de dez centenas de toneladas de cercadores e navios de pesca de arrasto da Everbright Fishery saíram para o mar para operações. Outro barco de transporte transportava para trás e para a frente suprimentos e peixe fresco capturado pelos barcos de pesca. A Máquina de Gelo de Pesca Everbright pode produzir 30 toneladas de blocos de gelo por dia. Depois de pescar peixe fresco, os barcos de pesca imediatamente refrigeram e armazenam-nos na cabine. Depois de retornar à doca, eles são bombeados para a oficina de triagem para triagem e embalagem e, em seguida, enviados para a sala de congelamento rápido. Após o tratamento de congelamento rápido, eles são armazenados no armazém refrigerado para envio.
O Ministro das Pescas e Governador Benguela visitaram e inspecionaram a oficina congelada
Francisco Ngouri, 28 anos, é um local de Benguela e tem uma esposa e três filhos. Assim que a construção da Everbright Fishery Base começou, ele se juntou à empresa através da introdução de um amigo. Mais tarde, a empresa começou a operar, e ele ficou para trás. Na empresa portuária, devido à sua diligência, ele também foi promovido à posição de operador assistente de bomba de sucção. Francisco disse que aprecia as oportunidades de emprego na Everbright Fisheries e espera que a empresa continue a se desenvolver melhor, que ele possa receber mais promoção e que ele possa ter mais renda no futuro.
Francisco Ngouri, operador assistente de bombas no Everbright Fishery Terminal
Ricardo do Lubango também entrou na Everbright Fisheries através da introdução de outra pessoa e está atualmente trabalhando em uma linha de montagem de triagem, esta é sua primeira vez trabalhando fora de sua cidade natal. Ricardo realmente gosta deste trabalho e espera ganhar renda considerável, aprender habilidades e ter melhores perspectivas de carreira no futuro na Everbright Fisheries. Johnna, gerente de RH da Everbright Fisheries, estudou no exterior na África do Sul e atualmente vive perto de uma empresa de pesca. Aos trinta anos, Johnna é astuta e capaz, responsável pelo recrutamento de funcionários locais e ganha várias vezes mais do que funcionários regulares.
Ricardo, funcionário da linha de montagem de triagem da Everbright Fisheries de Lubango, província de Willa
O pessoal de gestão da Everbright Fisheries afirmou que após a segunda fase da operação da empresa, o número de funcionários locais aumentará ainda mais, o que trará mais oportunidades de emprego para a área local.
Desde sua operação em outubro do ano passado, a empresa cumpriu ativamente sua responsabilidade social fornecendo 50 camas para hospitais locais, fornecendo suprimentos para férias para orfanatos locais e visitando e confortando crianças. A Everbright Fisheries também planeja ajudar na construção de três enfermarias para o Hospital Materno e Infantil do Lobito para melhorar as instalações limitadas do hospital.
Com vista para a base de pesca de Guangda, os edifícios vermelhos na vista de perto representam a base de pesca de Guangda
Angola tem uma costa de 1650 quilómetros e abundantes recursos haliêuticos, mas devido aos métodos de pesca ultrapassados e ao armazenamento inadequado de peixe fresco, é difícil armazenar e transportar, resultando em produtos haliêuticos de Angola ainda fortemente dependentes de importações. A conclusão e operação de bases de pesca como a Everbright Fisheries Company e a Fuhai Atlantic Fisheries Company mudarão gradualmente esta situação.
Do Namibe ao sul à cidade portuária de Soyo ao norte, e da costa atlântica ocidental às províncias interiores, as empresas chinesas estão a investir activamente em áreas de que Angola necessita urgentemente, como a agricultura e as pescas, para contribuir para a diversificação da economia angolana.